No post do dia 28/06/2021 terminamos de apontar os pontos importantes para escolha de um plano de hospedagem. Porém, além desses pontos, um outro gera muitas dúvidas no momento dessa escolha: O modelo de hospedagem. Existem 4 modelos de hospedagem mais comuns no mercado. Todos têm diferenças entre si, com vantagens e desvantagens.
- Compartilhada: É o modelo mais comum de hospedagem e o mais barato. As hospedagens desse modelo compartilham física recursos entre diversas hospedagens. O serviço de hospedagem, de forma simplificada, nada mais é que um (ou muitos) computadores, em sua quase totalidade servidores, configurados para armazenar os arquivos dos seus clientes e com uma conexão de grande capacidade para compartilhar esses dados. Servidores são equipamento mais robustos e foram construídos para precisar de pouca manutenção, inclusive não necessitando de desligamento constante. A hospedagem compartilha esse equipamento entre diversas contas. O que significa que quando você contrata uma hospedagem com 1gb de RAM não significa que terá um 1gb exclusivo para você, mas que seu site poderá utilizar até esse um 1gb quando necessário. O mesmo raciocínio vale para o processamento. Por esse motivo essas hospedagens são mais baratas, e muitas vezes suficientes para sites pequenos, institucionais, que não tenham um grande número de acessos simultâneos e que não tenham um volume muito grande de fotos e vídeos. Porém é importante ressaltar as limitações. No momento do desenvolvimento do site, a ferramenta, o template e a estrutura escolhida podem necessitar de configurações específicas que a hospedagem compartilhada não permite alterar, visto que interfeririam em outras hospedagem presentes no mesmo servidor.
- VPS: A Hospedagem VPS (virtual Private Server) também divide um mesmo servidor físico, mas dentro dele são criados servidores “lógicos” individuais e independentes. Dessa forma torna-se bem mais flexível quanto as configurações que podem ser realizadas e quantos aos componentes que podem ser instalados. Mas ressaltando: fisicamente, ainda compartilham um mesmo equipamento.
- Cloud: Parecido com o VPS, porém os recursos são compartilhados em diversas máquinas. O conceito de Cloud Computing (computação nas nuvens) traz essa possibilidade de dividir os dados e o processamento em pequeno “pacotes”, que são processados por máquinas físicas diferentes. Sua grande vantagem está na facilidade de upgrade, pois o aumento de recurso (memória, disco, processamento) é realizado facilmente no painel de administração da hospedagem.
- Dedicada: É o modelo mais robusto de hospedagem. Um servidor físico é dedicado para sua hospedagem. Todo o espaço e recurso desse equipamento serão única e exclusivamente utilizados para sua hospedagem.
É importante observar que a escolha de uma hospedagem não é “definitiva”. Na maioria das vezes começamos por uma hospedagem mais “simples” e “barata” e vamos crescendo conforme a necessidade. Isso é um processo natural. Inclusive a troca de empresa de hospedagem pode ser feita. Tudo é uma questão de observação constante de performance, mas isso é assunto para outro post.
Em breve postaremos novos conteúdos sobre desenvolvimento de sites e hospedagem. Acompanhe nossos posts para se manter atualizado sobre este e outros importantes assuntos do mundo da tecnologia da informação. Siga-nos nas redes sociais.
A IRIZ Soluções em T.I. trabalha com a desenvolvimento personalizado de sites, atenta a todas as etapas do processo, desde à compra do domínio, desenvolvimento do conteúdo e dinâmica viva do site!
Abraços e até a próxima
André Piazzon – Diretor