Nosso Blog

A cara de sua loja virtual

No post do dia 06/07/2021 destacamos as diferenças de custos entre a loja virtual por mensalidade e a loja personalizada. Nesse post vamos focar na parte visual de sua loja.

Quando o visitante entre em uma loja virtual, a impressão que ele tem fará com que ele permaneça ou não na loja. Na vida “física” ninguém gosta de entrar em uma loja suja, mal organizada, onde você não encontra o que precisa, não se sente acolhido. Na loja virtual o princípio é o mesmo. Você precisa atrair o cliente. Ele precisa se sentir seguro, confortável, atraído em permanecer em sua loja. Precisa confiar na loja, e para isso o visual é muito importante.

O primeiro passo para determinação do visual de sua loja não tem relação direta com a escolha da loja por mensalidade ou personalizada. Esse passo é a escolha de cores e determinação do logo de sua empresa.

O logo identifica sua marca e facilita que o cliente reconheça rapidamente sua loja, diferenciando de outras lojas do mesmo ramo. Sempre sugerimos que o logo seja desenvolvido por uma agência de publicidade para que tenha um logo profissional, de acordo com a proposta da empresa.

E a escolha de cores não é diferente. Ter cores bem escolhidas, cores coerentes com logo e com seu ramo de atividade é muito importante para que o visitante se sinta à vontade para permanecer navegando quanto tempo desejar.

Pensando agora na escolha do layout, do template para sua loja. Para loja por mensalidade, o visual será escolhido entra as opções fornecidas pela empresa contratada, onde você poderá realizar os ajustes necessários como cores, logo e disposições dos módulos. Mas essas alterações são limitadas as opções disponibilizadas pela empresa, sendo que qualquer alteração fora dos padrões definidos ou não é permitida ou gerará altos custos extra. Muitas vezes a empresa contratada fornece um serviço de personalização, que pode ou não ser cobrado a parte, para auxiliar nessa personalização inicial. E, dependendo da empresa, de acordo com o pacote mensal haverá propagandas da própria empresa em sua loja.

Na loja personalizada, será escolhido um template, uma estrutura visual específica para sua loja. O template é um “desenho padrão” onde são definidos os espaços, cores, fontes, banners e outros elementos visuais para sua loja. Existem centenas de templates disponíveis para cada ramo de atividade. A escolha é muito pessoal, e leva em conta posição dos menus, tipos de banners, destaques de produtos, posição de promoções e outros elementos visuais. Ou seja, a empresa contratada para desenvolver a loja personalizada irá sugerir algumas opções de template pensando no ramo de atividade de sua loja ou mesmo em suas preferências pessoais. O template será implementado em sua loja e todos os ajustes serão realizados como banners, imagens, textos e páginas institucionais. Fica muito mais fácil a adaptação, os ajustes e a personalização da loja, pois a empresa desenvolvedora tem a experiência, conhecimento e capacidade para realizar as modificações necessárias, visto que o código fonte da loja é acessível e estará disponibilizado na hospedagem contratada.

Nos próximos posts sobre lojas virtuais destacaremos outros pontos importantes para auxiliar na sua escolha no momento da criação de sua loja virtual.

A IRIZ Soluções em T.I. trabalha com desenvolvimento de lojas personalizadas e com assessoria em implementação de loja por mensalidade. Siga-nos em nossas redes sociais para saber mais sobre o mundo da tecnologia de informação.

Abraços e até a próxima

André Piazzon – Diretor

www.iriz.com.br

Compartilhe nas redes!