Quando um cliente entra em uma loja virtual uma de suas principais preocupações inicialmente é com a segurança. Saber se a loja é confiável, se o lojista é real, se a compra está segura, se seus dados estão seguros e se sua compra será entregue depois de paga são pontos que todo cliente observa antes de realizar seu cadastrou ou de finalizar sua compra.
Uma loja virtual por mensalidade traz diversas soluções de segurança de dados e de segurança de operações financeira implícitas à plataforma. Apesar de não garantir a veracidade e idoneidade do lojista, ela precisa ter mecanismos para “barrar” certas operações fraudulentas, e esse é um ponto muito importante à ser observado na hora da contratação da loja por mensalidade.
Já na loja personalizada, toda segurança fica a cargo da empresa desenvolvedora. É de sua importância que a empresa desenvolvedora implemente certificados de segurança, faça todas as configurações solicitadas pelos meios de pagamentos e mantenha a loja atualizada quanto à plataforma utilizada para desenvolvimento.
Mas independente da solução escolhida, é muito importante que o lojista seja claro. A transparência é um dos princípios básicos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e mesmo que o visitante ou o cliente não tenha noção da existência da lei, ele sabe que quer realizar uma compra segura, que seus dados pessoais e dados de pagamento não serão utilizados de forma incorreta ou serão disponibilizados para outras empresas sem seu consentimento. Em posts futuros traremos destaque a outros pontos importantíssimos relativos à LGPD para sua loja.
O que o lojista precisa ter em mente quanto a transparência é deixar claro para o visitante e para o cliente sua idoneidade. E para fazer isso ele deve deixar claro sua história, seu endereço, CNPJ e canais de contato. Uma boa loja é aquela ao qual conseguimos falar com alguém, conseguimos informações antes, durante e depois da compra. Por isso os canais de comunicação como telefone, e-mail, redes sociais e WhatsApp são vitais para fortalecer a relação com o cliente.
Um ponto básico que qualquer loja virtual necessita ter é o “endereço seguro”. Entrar em uma loja que tenha no seu endereço o HTTPS é um importante passo para garantir que seus dados serão corretamente tratados. Não aconselhamos a compra em uma loja sem um certificado digital, e por isso sua loja deve ser um certificado.
Como pode ver, é sempre muito difícil garantir a segurança e cativar seu cliente. Tomar medidas preventivas, manter a loja tecnicamente atualizada, ser transparente quanto sua política e ter canais de contato eficientes são pontos vitais para o sucesso, seja sua loja por mensalidade ou personalizada.
Este foi nosso sétimo post sobre as diferenças entre loja virtual personalizada e loja por mensalidade. Com esses posts cobrimos a principais pontos de destaque e as principais diferenças entre esses dois modelos. Esperamos ter ajudado você na sua escolha, e estamos a disposição para qualquer dúvida. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, pois continuaremos postando informações sobre lojas virtuais e outros assuntos da área de tecnologia da informação.
Abraços e até a próxima
André Piazzon – Diretor