Nosso Blog

LGPD e Programa de Cultura em Proteção de Dados – Análise de dados

Conforme descrito nos posts anteriores, sugerimos que programa de cultura em proteção de dados seja realizado em fases e etapas. Vamos apresentar então a quarta fase, a “Análise de Dados”, que encerra a etapa de “conhecimento”.

Uma vez que todos os dados foram levantados e documentados, é hora de analisar esses dados. Cabe a equipe e ao responsável verificar quais são os dados que fazem parte de cada processo, quais dados são repetidos, onde estão os problemas no tratamento desses dados, onde podem ser pontos de fragilidade, quais processos estão utilizando dados desnecessários, quais dados não precisam ser solicitados, ou seja, todos os dados levantados na etapa de mapeamento serão devidamente analisados.

Nessa fase o consultor e sua equipe terão que colocar todo conhecimento adquirido para identificar essas falhas e fragilidades. Nunca se deve esquecer que o objetivo é proteger o titular de dados, é dar para ele sua “autodeterminação informativa”, sua capacidade de saber quais dados estão sendo armazenados, para que, por quem, quando e por quanto tempo. O titular deverá ter formas de visualizar seus dados e solicitar a exclusão deles sempre que quiser. Só assim o titular poderá ter a tranquilidade necessária para fornecer seus dados, sabem da atenção e importância que a empresa dá para esses dados.

A análise irá utilizar toda informação mapeada anteriormente. Por isso mesmo que é tão importante um mapeamento eficiente e corretamente documentado. De nada adiantará ter empregado horas de esforço no mapeamento se ele for confuso. Os dados mapeados e os processos precisam estar bem descritos para que a análise seja precisa e eficiente.

E não é apenas olhando para os dados que a análise dever ser feita. Ela de ser feita também olhando para os responsáveis, para os envolvidos. Nessa hora deve-se registrar todos os possíveis problemas de falhas de segurança, de falta de procedimento ou orientação aos profissionais que tratam os dados.

Continuem acompanhando nossos posts para saber mais sobre a LGDP e outros assuntos da área da tecnologia da informação.

Abraços e até a próxima

André Piazzon – Diretor

www.iriz.com.br

Compartilhe nas redes!