Nosso Blog

LGPD e Programa de Cultura em Proteção de Dados – Planejamento

Nos posts anteriores sobre a LGPD finalizamos a primeira etapa, a etapa do conhecimento. A empresa conheceu o processo de implantação do programa de cultura em proteção de dados, os envolvidos conheceram e assimilaram a importância da LGPD para empresa e para suas vidas, a equipe responsável pela PCPD conheceu a fundo os dados, os processos e fez a análise desses dados, apontando os problemas e falhas a serem corrigidos.

Uma vez que a fase de conhecimento foi encerrada, a empresa terá em suas mãos todas essas informações, mas efetivamente nenhuma “ação corretiva ou preventiva” foi realizada. Nesse momento as horas contratadas, sejam de consultoria externa ou interna, se esgotaram. Agora a equipe ou o consultor responsável pelo PCPD tem em mãos toda a análise, apontando todos os problemas e sugestões para melhoria no tratamento de dados.

Com esse material em mãos, é possível projetar o tempo a ser utilizado para a segunda etapa, de “ação”. A etapa de ação é constituída de “planejamento, execução e monitoramento”.

Uma vez aprovadas as horas a serem utilizadas, o primeiro passo será o planejamento. Agora é hora de apontar soluções para os problemas levantados nas fases anteriores. Esses problemas podem ser dos mais diversos, desde um simples campo de pode ser retirado de um formulário à uma reestruturação completa de um processo.

Cabe a equipe ou ao consultor apontar soluções para cada um dos problemas. Muitas vezes os diversos problemas podem ser resolvidos com uma única solução. Outras vezes, diversas soluções são necessárias para resolver um problema.

Deve-se, como falado repetidas vezes nos posts anteriores, registrar todas essas sugestões apresentadas no planejamento. Observe que as soluções apresentadas muitas vezes demandam de diversos profissionais de áreas distintas, tanto técnicas como jurídicas. Nos próximos post detalharemos mais sobre outras etapas da fase de “ação”. 

Continuem acompanhando nossos posts para saber mais sobre a LGDP e outros assuntos da área da tecnologia da informação.

Abraços e até a próxima

André Piazzon – Diretor

www.iriz.com.br

Compartilhe nas redes!